POSTADO EM 20 out 2023 · Sem categoria

O maior investimento em cultura na história do Brasil, prestigiando nosso Município.

A Prefeitura de Itaberaí, por meio da AMATUR (Agência Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura), lançou editais para o setor cultural com recursos da ordem de R$ 402.265,00 (quatrocentos e dois mil, duzentos e sessenta e cinco reais) provenientes da Lei Complementar nº 195/2022 (Lei Paulo Gustavo), através do Fundo Nacional de Cultura. É o maior investimento em cultura na história do Brasil, prestigiando assim nosso Município.

O financiamento de projetos através da Lei Paulo Gustavo, no município, abrange quatro editais para pessoas físicas e jurídicas, todos elaborados dentro da proposta da referida lei e a partir das demandas diagnosticadas em reuniões públicas realizadas com artistas, produtores e agentes culturais locais.

Os editais destinam-se:

Edital 01/2023 – Selecionar projeto audiovisual de produção de vídeo que retrate e promova a cultura de Itaberaí, contemplando sua história, tradições, manifestações culturais, patrimônio material e imaterial, e a diversidade cultural presente na cidade, em forma de documentário;

Edital 02/2023 – Selecionar projeto de Restauração e Reforma de salas de cinema ou espaços culturais inclusive estruturas de cinema de rua;

Edital 03/2023 – Selecionar projeto de capacitação em modo de workshop audiovisual, com carga horária de 3 horas, sendo em uma única sessão, e com no mínimo 10 participantes capacitados e com mostras audiovisuais ao final do projeto; e

Edital 04/2023 – Selecionar projeto de festival cultural, executado em 02 (dois) dias, sendo sábado e domingo, e que tenha apresentação de um grupo da cultural tradicional local, exposição de artesãos, uma apresentação de uma fanfarra, uma apresentação de dança, uma apresentação de teatro e três apresentações de música popular.

Os editais poderão ser consultados no site da Prefeitura Municipal de Itaberaí (www.itaberai.go.gov.br), bem como no Diário Oficial do Município (Placard da Prefeitura), apartir de 20/10/2023, permanecendo assim por 30 (trinta) dias..

As inscrições para os editais poderão ser realizadas do dia 20/10/2023 ao dia 26/10/2023.

Outras informações poderão ser obtidas presencialmente junto à Agência Municipal de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, localizada na Rua 5 com rua 13 – Jardim Cabral ou através do telefone 0800 375 1321, ‘‘opção 5’’ ou pelo e-mail: meioambiente@itaberai.go.gov.br.