POSTADO EM 22 abr 2022 · Sem categoria

Dia Mundial do Planeta Terra

Em 12 de abril de 1961, o cosmonauta russo Iuri Gagarin afirmou: “A Terra é azul”.

De lá pra cá, nossa pequena esfera azu mudou radicalmente. A humanidade evolui nos últimos 50 anos mais do que nos 1900 anos anteriores.

Mas uma coisa é certa, o cuidado com nossa casa diminuiu.

Hoje comemoramos o Dia Mundial do Planeta Terra em todo o mundo. A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.

Nossa cidade vive muito de sua terra e a Prefeitura de Itaberaí, respeita a natureza e o desenvolvimento sustentável e permeia suas políticas baseadas na Carta da Terra.

A Carta da Terra é um documento que foi proposto no evento Rio-92. Após muitos debates, ela foi ratificada em 2000. Seus princípios básicos são:

I. RESPEITAR E CUIDAR DA COMUNIDADE DA VIDA;
II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA;
III. JUSTIÇA SOCIAL E ECONÔMICA;
IV. DEMOCRACIA, NÃO VIOLÊNCIA E PAZ.