ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 21 abr 2022 · Sem categoria

Dia de Tiradentes

No dia 21 de abril o Brasil relembra e homenageia a vida e a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ele era um dos membros da Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos libertários do país para conseguir a independência brasileira de Portugal.

No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para coroa, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.

Portugal explorava o ouro brasileiro, cobrava impostos altíssimos e além disso, essas riquezas não eram infinitas e começaram a se tornar escassas.

Frente a isso, os brasileiros se revoltaram contra a Coroa no que ficou conhecido como a Inconfidência Mineira. Não por coincidência, o movimento aconteceu quase na mesma época em que os Estados Unidos se tornaram independentes da Inglaterra. Na Europa, filósofos e pensadores criticavam a monarquia e o poder absoluto dos reis. Tudo isso influenciou as elites de Minas Gerais e as levou a conspirar em prol da Independência do Brasil.

Devido a seu envolvimento na Inconfidência Mineira, um dos primeiros movimentos organizados pelos habitantes do território brasileiro, no sentido de conseguir a independência do país em relação a Portugal, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Séculos depois, o inconfidente ainda é lembrado por seu sacrifício.

COMPARTILHAR: