REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA FONTE

Prefeitura de Itaberaí iniciou no dia 10 de novembro, a revitalização da Praça da Fonte. A obra contempla área de 3.702,45 m², custeada com recursos do município.

A requalificação da Praça Balduíno da Silva Caldas trecho da Fonte Luminosa Sonora vem potencializar a importância histórica que Ela tem para o município de Itaberaí, uma vez que construída e inaugurada em 1968 em comemoração ao centenário da cidade. Esta praça e a fonte são Patrimônios Municipais, conforme Lei Municipal nº 531/1991.

O projeto respeita o traçado existente, incluindo a materialidade do passeio que será totalmente restaurado, incluindo acessibilidade em todas as calçadas atendendo as normas pertinentes. As calçadas externas antes de piso de concreto também serão em pedra dialogando com passeio interno da praça.

A Fonte Luminosa será restaurada e impermeabilizada, ocorrendo a troca de toda a parte elétrica, hidráulica, mecânica e luminotécnica nela existente. Para potencializar o paisagem da praça permanecera as espécies pré-existentes e irá implementar novas.

O mobiliário urbano (bancos e lixeiras) tem um desenho contemporâneo mas a a materialidade é a mesa existente.

Victor Moura - Arquiteto/Urbanista