Ações preventivas, passeio ciclístico e capacitação marcam a Mobilização da Campanha Outubro Rosa

Com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo de útero, as Secretarias Municipais de Assistência Social e de Saúde realizaram na manhã de hoje (23), evento de conscientização sobre a Campanha Outubro Rosa.

O evento de mobilização foi realizado no Salão da Secretaria de Assistência Social, com a presença do Prefeito Roberto Silva, da Primeira-dama Sandra de Vila, da Secretária de Saúde Kélia Rosa, o Secretário de Infraestrutura Zanderlan Moreira, a Procuradora Geral do Município Hélia Fernanda Pinheiro e o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Leandro Moura.

Na acolhida, a Primeira-dama Sandra de Vila ressaltou a importância das mulheres cuidarem da saúde e fazerem periodicamente o autoexame e quando necessário, o exame de mamografia.

O Prefeito Roberto Silva falou com as mulheres sobre a importância da campanha Outubro Rosa e enfatizou o trabalho realizado cotidianamente pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social em prol desta causa.

A Secretária de Saúde Kélia Rosa, enfatizou a importância não só para os usuários, mas também os profissionais, principalmente da saúde cuidarem de si e realizarem os exames preventivos, conscientizando da importância dos exames de rotinas, ofertados pelo serviço das Unidades Básicas, que são porta de entrada do SUS.

Após a abertura, houve uma Roda de Conversa com o tema “Alerta sobre exames preventivos e autocuidado” com a Ginecologista e obstetra, Dra. Márcia Rúbia de Castro. Em seguida, Maria Cleide dos Santos foi convidada a dar testemunho sobre sua experiência de superação do câncer de mama, motivando as participantes a conscientizarem-se sobre a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo central do evento foi conscientizar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde, fazer o autoexame e os exames de rotina frequentemente. Por isso foram ofertados triagem e agendamento de mamografias para mulheres que encontram-se no grupo prioritário e/ou de risco, testagem rápida de Hepatites Virais, Sífilis e HIV e também, aferição de pressão arterial.

Durante a tarde, foi promovido o Passeio Ciclístico, onde dezenas de pessoas percorreram as ruas centrais do município com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e a alimentação saudável, pois cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

Na manhã do dia 24 de outubro, a mobilização realizou Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, Médicos e Enfermeiras, na Câmara Municipal, com a presença da Profa. Dra. Rosemar Macedo Sousa Rahal - Mastologista, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Regional Goiás.

Além da conscientização quanto à prevenção de doenças, o momento também visou provocar questionamento quanto ao entendimento do trato da saúde.